Nossos empreendedores

O que nos move são as histórias das nossas pessoas e seus impactos sobre milhares de vidas em suas comunidades.

Maria Luiza, dona da Lobinho
Escola de educação infantil

Fundou uma escola na periferia!

Da necessidade de trabalhar e educar os 3 filhos em uma comunidade carente de Itapecerica da Serra (SP), surgiu a coragem de investir em um sonho: cursar pedagogia e abrir uma escola de educação infantil. Maria Luiza não só conseguiu fundar o Centro Educacional Lobinho, em 1997, como também apoia 130 alunos de 2 a 9 anos e suas famílias.

Ela usou o apoio do Estímulo para pagar os aluguéis dos dois prédios da escola. “Eu não consegui renegociar o valor durante o período sem aulas, apenas adiar o pagamento. Se nós estamos aqui hoje é graças ao Estímulo, pois só com a ajuda do governo eu não conseguiria pagar todas as dívidas".

Eduardo e Andrea, donos da Frutiando
Distribuidora de alimentos

Impacto em toda a cadeia produtiva

Casal que trabalha junto cresce junto… e casal que empreende cuidando de toda a cadeia de clientes também apoia toda a comunidade! Eduardo e Andrea conseguiram multiplicar o impacto do apoio financeiro do Estímulo porque usaram parte do recurso para ajudar outros pequenos empreendedores e assim conseguir manter a roda da economia girando. Nenhum fechou as portas e agora já estão voltando a crescer.

Para a Andrea, não desistir foi um lema: "Eu fiz o pedido em março, mas inicialmente não fui atendida. Tentei novamente e consegui em dezembro. Um presente não só para a Frutiando, mas para todos os nossos clientes que também se beneficiaram".

Ana Paula, dona da Clean Lousas
Fábrica de lousas em SP

Reinventou a produção e cresceu 400%!

Ana Paula e o marido Marcelo ficaram 5 meses sem renda, até que resolveram inovar a produção de lousas e pediram o apoio do financeiro do Estímulo para comprar maquinário. Em 2 anos, a empresa cresceu 400% e eles tiveram que contratar mais funcionários: 80% são jovens de comunidades carentes, com pouco estudo ou até mesmo que já estiveram presos.

Um exemplo muito legal é o do Daniel. Ele era palhaço de rua e o casal o encontrou na porta de um supermercado tentando juntar dinheiro para comprar gás. Ana e Marcelo não só compraram o botijão para ele, como também ofereceram um emprego. Há um ano, Daniel é um funcionário exemplar e está retomando os estudos

Maria Clara e Mario, donos da Saurus
Rede de academias de crossfit

Corrente do bem além do crédito

Esse nosso jovem casal de empreendedores teve coragem de abandonar suas carreiras e investir no sonho de ter uma academia. Fizeram faculdade de educação física e hoje já estão com 5 unidades.

Tudo ia muito bem, até que em 2020… (bom, essa parte a humanidade já conhece), o Estímulo foi o motor que precisavam para prosseguir com o sonho, para honrar pagamentos, para equilibrar o fluxo de caixa.

Nosso movimento dono ajudando dono também foi inspiração para uma grande corrente do bem. Eles criaram o Classificados Saurus, onde todos os alunos que empreendiam de alguma forma pudessem divulgar seus serviços e até expor seus produtos.

Patricia, dona do Alcachofra Natural
Restaurante vegetariano

Empreendedorismo e vida saudável!

O restaurante Alcachofra Natural não é mais um no centro da capital paulista, ele é um dos pioneiros em oferecer há mais de 7 anos uma alimentação vegetariana caseira e saborosa. É também a realização de um sonho da nossa empreendedora Patricia e a principal fonte de renda para seus colaboradores.

E nesta retomada econômica, a Patrícia quer ir além: "Realmente o Estímulo fez muita diferença pela ajuda financeira e pelas mentorias, por toda capacitação que oferece. Eu já aprendi muito e continuo aprendendo. Agora estou participando do Desafio da Loja Integrada porque queremos vender marmitas fitness pela internet".

Douglas, dono da Criativos Companheiros
Gráfica na zona leste de SP

A chance do primeiro emprego

O Douglas é o empreendedor que todos deveriam ter a oportunidade de conhecer porque, além de buscar inovar seu negócio e gerar oportunidades de emprego e crescimento, ele também quer ir além, aprender mais sobre gestão, se relacionar com outros empreendedores e divulgar tudo o que pode ser útil para a comunidade.

Dono da gráfica Criativos Companheiros desde 1999, o designer conheceu o Estímulo através de uma divulgação do Abilio Diniz. Ele usou o nosso apoio para pagar os salários de sua equipe, formada principalmente por jovens em seu primeiro emprego. Atualmente está prestes a renovar o contrato para comprar novas impressoras.

Fernanda, dona da Trend4tods
Marca de moda infantil

Mulher, mãe, empreendedora!

Fernanda é formada em design e sempre sonhou em ter sua própria marca. Mãe de 2 filhos pequenos, ela conta com um time majoritariamente feminino para confecção e venda das suas peças, dando preferência para contratação de mães, que melhor entendem o seu público. Também procura utilizar fornecedores nacionais para fomentar a indústria têxtil brasileira.

“Antes da pandemia, minha maior fonte de receita vinha de feiras e bazares. Tive que me adaptar e investir em marketing digital. Consegui aumentar em 3 vezes minhas vendas online”.

Ela conheceu o Estímulo por indicação de amigos e se identificou muito com os desafios narrados por Ana Fontes, em uma de nossas mentorias, quando o tema discutido foi o empreendedorismo materno.

Eufrásio, dono do Espetinhos SP
Restaurante especializado em espetinhos

O retrato do empreendedor brasileiro!

Eufrásio veio da Paraíba para São Paulo com pai, mãe e oito irmãos. Começou a trabalhar aos 10 anos de idade. Com muito esforço, “subiu na vida” e se tornou gerente de diversas instituições financeiras. Em 2015, recebeu a notícia de que seria desligado do emprego e foi aí que decidiu se reinventar: abriu seu próprio restaurante de espetinhos.

“Não é fácil empreender.... Logo antes da pandemia, eu investi na expansão do meu restaurante. Quando começou a pandemia, eu sabia que aguentaria mais 3 meses. Se não fosse o apoio do Estímulo, teria fechado. Hoje, já posso sonhar com o um plano de abrir franquias. Gratidão tem nome: Estímulo2020”.

Marcone, dono da D. Rock
Loja de roupas e acessórios na Galeria do Rock

Empreendedorismo que vem de berço!

Marcone passou sua infância na Galeria do Rock. Sua mãe abriu a primeira loja da família há mais de 30 anos e era lá que ele passava as tardes após a escola. O pai liderou diversos movimentos de revitalização do espaço e hoje é parte da administração.

“O Estímulo trouxe dignidade para nós empreendedores. Não estamos falando só de dinheiro, é uma troca que acontece para o bem. Não só as lojas da minha família foram apoiadas pelo Estímulo, mas outras lojas da Galeria do Rock também”.

Marcone conheceu o Estímulo nos primeiros meses do projeto em 2020 e é grande divulgador da nossa marca.

Cícero, dono da Serenidade do Toque
Academia de massagem feita por cegos

Promovendo a inclusão produtiva!

Cícero é cofundador da primeira empresa social de massoterapia inclusiva de São Paulo, junto com 2 sócios. Em atividade desde 2006, oferecem cursos para capacitação de deficientes visuais para o mercado de massagens, com metodologias e processos especializados. Já são mais de 900 profissionais formados, com 80% inseridos no mercado de trabalho.

“Nosso objetivo é despertar o profissional extraordinário que existe em cada pessoa com deficiência visual e aumentar a sua empregabilidade”.

Cícero conheceu o Estímulo pelas redes sociais e usou os recursos para reformar e ampliar o espaço físico da academia, localizado na Vila Mariana.

Luiz, dono da TD Logística
Transportadora rodoviária de cargas especializadas em Santa Catarina

O diferencial que o mercado busca!

Luiz é aposentado, mas não por isso deixa de tocar seu próprio negócio. Em 2010 fundou sua empresa de logística e, desde então, tem investido na especialização dos seus serviços. Hoje, faz transporte principalmente de equipamentos hospitalares, de telecomunicações e do setor energético, como painéis de controle de geração e distribuição de energia.“

A gente transporta cargas que ninguém mais quer transportar. Com isso, conseguimos manter uma operação enxuta, com tickets maiores e clientes fiéis”.

Luiz conheceu o Estímulo pelas redes sociais. Havia tentado outras linhas de crédito, mas se frustrou com a experiência. Quando foi aprovado pelo Estímulo, ficou surpreso principalmente com a agilidade ao receber o dinheiro na conta em 3 dias.

Jader, dono da JCS
Mais de 15 anos de experiência em serviços de pintura predial, comercial e industrial!

Não é tarde para tentar outra vez

Jader se mudou de MG para SP em busca de oportunidades de trabalho e formação profissional. Iniciou sua trajetória como pintor, se formou em Administração e trabalhou 3 anos como auditor. Em 2011, decidiu se arriscar e voltar para sua verdadeira paixão, abrindo sua própria empresa de pintura.“

Meu maior desafio como empreendedor é manter o crescimento da empresa de forma organizada”.

Jader conheceu o Estímulo em uma reportagem com Abílio Diniz. Além do recurso recebido, que utilizou para comprar materiais de construção, participou de várias mentorias e concluiu cursos de gestão financeira indicados pelo Estímulo.